A COOPERNORTE, maior cooperativa agroindustrial da região Norte do País, concluiu mais uma edição do seu Projeto Educacional, que leva uma série de atividades sobre agricultura e cooperativismo para dentro de escolas infantis em Paragominas e região. O projeto, que começou em 2022, tem se mostrado uma ferramenta essencial para a formação de jovens conscientes e informados sobre o papel fundamental do agronegócio em nosso dia a dia, além de promover os valores cooperativistas entre as novas gerações.
Durante as visitas, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com uma série de atividades educativas e recreativas, que incluíram a distribuição de gibis da Turma do Cooperito, kits com produtos da agricultura familiar, além de momentos lúdicos e descontraídos com personagens que personificam os valores do cooperativismo. As ações têm o objetivo de despertar o interesse das crianças pela agricultura e pelo cooperativismo, modelo que tem sido um agente de transformação na comunidade de Paragominas.
O diretor-presidente da COOPERNORTE, Bazílio Carloto, ressalta a importância de iniciativas como essa para o futuro das novas gerações: “Acreditamos que é essencial educar nossas crianças sobre a importância da agricultura e do cooperativismo. Elas são o futuro, e é nosso dever mostrar que o agronegócio, quando praticado de forma sustentável e cooperativa, pode trazer benefícios para toda a sociedade. Esse projeto é uma forma de plantar essa semente em seus corações e mentes.”
O Projeto Educacional COOPERNORTE, realizado ao longo de uma semana em cinco instituições de ensino infantil e fundamental, é reflexo do compromisso da cooperativa com o 7º princípio cooperativista, “Interesse pela Comunidade”. Entre as escolas visitadas estivera a EMEI Edna de Aquino Gomes, Escola Municipal Cinthia de Lira Moura, EMEF Amador Peres, EMEIF Bem Te Vi e EMEF Vasco da Gama.
Para Cirede Carloto, coordenadora do Núcleo de Mulheres Cooperativistas da COOPERNORTE e uma das principais idealizadoras do projeto, o impacto da educação sobre cooperativismo vai além da sala de aula. “Nosso objetivo é que essas crianças entendam que o cooperativismo não é apenas um modelo de negócio, mas uma filosofia de vida. Queremos que elas saibam que, juntas, podem fazer a diferença em suas comunidades, que podem crescer e prosperar ajudando umas às outras. O Projeto Educacional COOPERNORTE é nossa maneira de contribuir para uma sociedade mais justa e colaborativa”, afirma.
Expansão para as redes sociais
Com o encerramento das atividades presenciais nas escolas, o Projeto Educacional COOPERNORTE continua a sua missão nas redes sociais (@coopernorte), onde conteúdos educativos sobre agricultura e cooperativismo são regularmente compartilhados. A Turma do Cooperito, que já é conhecida pelos alunos, é a protagonista dessas postagens, que trazem curiosidades, informações valiosas e reflexões sobre a importância do agronegócio para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
“Sabemos que as redes sociais são uma ferramenta poderosa de comunicação, especialmente com as novas gerações. Por isso, decidimos expandir o projeto para o ambiente digital, alcançando ainda mais pessoas com nossas mensagens de conscientização e educação” comenta Ingrid Assunção, supervisora de Marketing da COOPERNORTE.
Preencha suas informações ao lado, e entramos em contato com você.