Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Institucional

História

2011/2012

• Fundação da COOPERNORTE por 33 cooperados, com aporte de capital social de 990 mil reais.
• Aquisição do terreno de 98 hectares para construção do primeiro armazém da cooperativa (Unidade I).
• Legalização e terraplanagem do terreno de 98 ha.
• Início da construção da primeira linha de silos da Unidade I, com recursos próprios dos cooperados.

2013/2014

• Início das operações da Unidade I (um silo com capacidade de armazenamento de 110 mil sacas de grãos).
• Contratação de financiamento do Banco da Amazônia para conclusão da primeira linha de silos.
• Unidade I operando com a primeira linha de silos completa (estática, para armazenar 440 mil sacas de grãos).

2015/2016

• Construção da 2ª linha de silos, visando duplicar a capacidade de armazenamento a partir de 2016.

2017/2018

• Primeiro planejamento estratégico da cooperativa.
• Aquisição do imóvel do Centro Administrativo.
• 2ª edição da Show Agro (formato feira).
• Realização da 3ª edição da Show Agro.

2019

• Realização da 4ª edição da Show Agro.
• Aquisição dos ativos da AGROPAG (futura Unidade II) em Paragominas.
• Implantação da frota própria com 22 caminhões.

2020

• Início das atividades da Unidade II, com capacidade para armazenar 500 mil sacas.
• Construção do novo laboratório de classificação de grãos e modernização das Unidades I e II.
• Aquisição dos ativos da Cerealista Vale Fértil (futura Unidade III) em Rondon do Pará.
• Assembleia aprova compra de prédio comercial da Herbinorte (futuro Centro Comercial Agropecuário).

2021

• Início das atividades na Unidade III, com estática para armazenar 970 mil sacas.
• Construção do Laboratório do Centro de Pesquisas.
• Projeto de Beneficiamento/Industrialização de Grãos.
• Início da construção do Centro de Distribuição 02 em Rondon do Pará.
• Ampliação da frota de caminhões.

2022

• Realização da 5ª edição da Show Agro.
• Início das obras do Projeto de Industrialização e da 3ª linha de silos da Unidade I.
• Início das atividades do Centro de Distribuição 02.
• Implantação do Centro de Pesquisas COOPERNORTE.
• Implantação da Agricultura de Precisão.
• Renovação e ampliação da frota de caminhões.

2023

• Renovação e ampliação da frota de caminhões

• Unidade I: Construção da 3ª e 4ª Linhas de silos.

• Agroindustria: Obras, financiamento e início das atividades da nossa 1ª planta agroindustrial.

• Mercado de varejo: Venda de produtos empacotados e industrializados para supermercados.

Próximos passos

Queremos nos firmar ainda mais como referência e a maior cooperativa do ramo agropecuário da Região Norte. Seguimos inovando com planos de iniciar o processo de verticalização da nossa produção, o que tornará a COOPERNORTE uma agroindústria.

Nosso foco é realizar o beneficiamento, empacotamento e enfardamento de grãos, produzindo mercadorias que terão a marca COOPERNORTE e serão distribuídas para redes atacadistas e varejistas de todo o Brasil.

O projeto tem previsão de início das operações em 2023, com a industrialização do milho. Com isso, a COOPERNORTE será a primeira agroindústria do estado do Pará a ter o beneficiamento e industrialização desta semente. O milho será transformado em produtos como flocão, canjica, milho pipoca, fubá, milho quebrado e milho inteiro, por um sistema automatizado, moderno, seguro e altamente tecnológico.

Premissas do projeto

O Projeto de Industrialização tem algumas premissas fundamentais que irão direcionar o nosso posicionamento no mercado consumidor, junto com colaboradores, cooperados e sociedade. Saiba quais são:

Qualidade alimentar

Vamos realizar um trabalho com altos padrões de qualidade, segurança, confiabilidade e eficiência, utilizando elevadores e fitas transportadoras totalmente protegidas. Além disso, buscamos aplicar a tecnologia de elevadores em Z, onde o produto é transportado de maneira contínua, com praticamente zero impacto e danos por quebras do produto no processo.

Segurança dos colaboradores

Para garantir adequadas condições ergonômicas e de trabalho aos colaboradores, prevemos a utilização de mezaninos e acessos bem dimensionados, que atendem às normas e portarias vigentes. Desta maneira, proporcionamos também maior visibilidade de todo o processo.

Produção eficiente

Com esse projeto, realizaremos o gerenciamento total, tendo controle supervisório de linha de atividade e interligação dos equipamentos. Assim, conseguiremos ligar apenas os equipamentos necessários, de acordo com cada produto especificado no controle de produção, otimizando o consumo de energia no processo produtivo.

Responsabilidade ambiental

Para garantir o compromisso com o meio ambiente, temos uma central de filtragem de partículas, com sistema automático de limpeza por pulsejet, capaz de manter o ambiente de trabalho agradável, com a atmosfera livre de partículas. Além disso, rumo ao consumo de energia de fontes renováveis, criamos um sistema de geração própria por meio de usina solar fotovoltaica, que alimentará todo o maquinário do parque industrial da COOPERNORTE.

Responsabilidade social

Temos como princípio realizar ações que melhorem o ambiente e a comunidade onde atuamos. O Projeto de Industrialização irá capacitar e inspirar as pessoas, criando novas oportunidades, por meio da geração de centenas de empregos diretos e indiretos. Assim, contribuímos com o desenvolvimento econômico e social da região.

Intercooperação

Nosso projeto prevê a parceria com pequenos e médios produtores da região, no intuito de absorver a demanda da sua produção agrícola, inserindo-os na cadeia produtiva por meio das suas cooperativas e associações. Assim, eles poderão se tornar fornecedores de diversos produtos, como farinha de mandioca, castanha-do-pará, castanha-de-caju, cacau e outros.

Grandes marcos fizeram parte da nossa história. Atualmente, temos um centro administrativo, três unidades de recepção e armazenamento e 11 municípios do polo agrícola do sudeste e do noroeste paraense. Confira outros dados importantes da COOPERNORTE:

7

milhões de sacas recebidas em nossas unidades

11

municípios do polo agrícola do sudeste e do noroeste paraense e oeste do Maranhão

133

mil hectares plantados pelos nossos cooperados

26,3%

da produção agrícola do polo

36,7%

da produção agrícola de Paragominas

6,4

milhões de sacas de grãos comercializados

105

cooperados

Valores
e princípios

Missão

Fomentar a competitividade e sustentabilidade por meio da união do cooperativismo dos produtores rurais.

Visão

Ser referência do agronegócio regional e mundial na comercialização de produtos e insumos e na transferência de tecnologia e serviços.

Valores

· Cooperativismo e consciência coletiva
· Integridade, ética e transparência
· Equilíbrio, credibilidade e profissionalismo
· Foco em resultados

Qualidade

Nossa responsabilidade é entregar todos os grãos com o modelo de qualidade COOPERNORTE. Temos orgulho de seguir os mais rigorosos padrões em processos produtivos, que vão desde o controle no recebimento dos grãos nas unidades (com classificação, segregação por níveis de umidade e impurezas, pré-limpeza e secagem) até o estoque nos silos de armazenamento.

Investimos em equipamentos avançados e um moderno software de gerenciamento de alta tecnologia, com sensores digitais na leitura da termometria, que fornecem rastreabilidade precisa e parâmetros seguros para tomada de decisões na condução da armazenagem.

Sustentabilidade


Realizamos projetos e ações de cooperação e impacto social nas regiões onde atuamos.

Um deles, que faz parte do calendário anual, é o Núcleo de Mulheres Cooperativistas. É composto por cooperadas, esposas e filhas de cooperados e cooperadas, em parceria com o departamento de Marketing. Realizamos diversos eventos, como o Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Cooperativismo e entrega de cestas básicas a famílias carentes.

Além disso, tradicionalmente encerramos o ano com o Natal Solidário. Realizamos uma grande campanha de arrecadação de brinquedos, itens de higiene pessoal e cadeiras de rodas, entregues para crianças de comunidades ou instituições existentes.

Anualmente, mobilizamos os cooperados para que se auxiliem e motivem entre si, engajando-se em projetos e ações, para levar mais dignidade às populações que vivem nos locais onde estamos inseridos.

Temos certificação com a plataforma D4AS, uma ferramenta destinada à assinatura de documentos online, o que contribui com um planeta mais sustentável, com menos uso de papéis.

Saiba mais

Temos o Protocolo Verde Grãos, que estabelece procedimentos comerciais do setor produtivo de grãos, assegurando regularidade ambiental e social em toda a cadeia produtiva. Essa governança está sob responsabilidade do Governo do Estado do Pará, Ministério do Meio Ambiente e Ministério Público Federal do Pará, e promove a mitigação dos desmatamentos ilegais no estado do Pará.

Saiba mais
Boneco

Administração – Conselho

Esse é um órgão colegiado, previsto em lei e eleito pela Assembleia Geral, responsabilizado pelos processos de decisão da nossa cooperativa com relação às estratégias aplicadas. É o principal componente do sistema de governança e seu papel é ser o elo entre os cooperados e a gestão.

O mandato tem duração de 4 anos e é possível renovar dois terços dos membros a cada eleição. São eles que recebem os poderes dos cooperados, prestam contas a eles e orientam todas as partes envolvidas da COOPERNORTE.

Diretor-presidente

Bazílio Carloto

Diretor-vice-presidente

Carlos Capelari

Diretor-secretário

Valdecir Zuffo

Diretor-financeiro

Michel Capelari
O site da COOPERNORTE coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegação no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alterada nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.